ESCATOLOGIA


O projeto foi desenvolvido para compor uma apostila do estudo bíblico relacionado a escatologia.
Aqui temos alguns infográfico que ajuda a compreender melhor a linha do tempo que se dá com relação ao estudo. É bastante complexo a compreensão do livro de Apocalipse e sem uma boa ilustração se torna algo quase que distante dos mais leigos.
Abaixo, analisaremos como foi a entrega e como se deu o processo e o motivo da reformulação.

O DESAFIO


Tínhamos ao inicio do projeto, o desafio de confeccionar um slide, para que pudessem transmitir o ensino de forma online e assim tornando os arquivos outrora de apostila para o virtual. No entanto, as imagens utilizadas nos impressos, eram muito ruins, e quase não se dava para entender algumas coisas. Foi onde notou-se que o desafio seria reconstruir novamente as ilustrações e infográficos para que primeiro: Torna-se o arquivo padronizado, e segundo, que fosse legível e mais compreensível para quem estudo o assunto.
A MORTE

No infográfico acima, foi tirando as informações repetidas, e as demais todas em locais específicos despoluindo e tornando mais visual e atraente. Ficou muito mais fácil percorrer com os olhos e entender onde encontrar as informações que nos explicarão o que cada parte quer dizer.

Os homens em verde, são os justos, e os de vermelho os ímpios, temos o mundo, dividido pelo antes e depois de Jesus e sua crucificação. Há os compartimentos onde se instalam os corpos físicos dos mortos, as almas dos ímpios, e as almas do justos no antes e no depois de Jesus Cristo e o final para onde irá todas estas almas, e também os anjos caídos do céu.
No infográfico acima, traduzimos a linha do tempo, desde a chegada de Jesus até a conclusão de seu propósito, e por se tratar de um assunto bem amplo, a visualização desde plano por meio do infográfico, fica bem mais compreensível.
A início se dá após sua morte e o início e período da Igreja, o período do julgamento da Terra, o Milênio e por fim a vida eterna que ocorre a partir do passo 8.
Pode não parecer necessário para quem não conhece o estudo bíblico escatológico, mas a realidade para quem é praticante do cristianismo é outra, há muitas confusões em relação ao momento da aparição do anticristo e o arrebatamento, muitos acreditam este último ser depois, mas ele ocorre primeiro, e o milênio da mesma forma gera muita falta de compreensão, muitos pensam ser este o destino final de todo justo. O objetivo deste infográfico era justamente alinhar melhor e tornar visível aos olhos quem quem for estudar o tema, e por fim não confundir.


Outro assunto bem complexo de entender vemos acima, Nabucodonosor um rei Babilônico e poderoso, o homem escolhido para corrigir e capturar a nação de Israel, este tinha um reinado forte, mas em um certo dia, o tal teve um sonho e não conseguia interpretar. Daniel, um judeu, extremamente sábio, o interpretou, dizendo a Nabucodonosor que seu reino já teria um fim, e que seria dominado por uma outra nação, a qual seria os Persas, esta por sua vez dominada pelos Gregos e por fim, Roma seria a última grande potencia. Daniel também precisava entender o que significava as 70 semanas, elas foram entendidas como sendo a libertação dos judeus, mas ocorria também como um alerta em relação ao final do mundo, era um profecia para curto e longo prazo. 
A ilustração foi desenvolvida para mostrar como seria a tal da estátua do Rei Nabucodonosor.

OS 7 ANOS DE TRIBULAÇÃO


Os sete anos de tribulação como anteriormente mencionado, causa muita confusão na mente de muitos cristão que estudam o tema, pois ao fato deste assunto falar em segunda vinda, muitos entendem ser no arrebatamento, e consequentemente, acreditam que o Anticristo e a Igreja irão dividir o espaço na terra, ou seja, estarão ambos vivemos uma batalha entre si. Mas fica muito mais claro no infográfico que o período do arrebatamento da Igreja ocorre antes da manifestação do Anticristo e a segunda vinda, posterior, culminando na queda e destruição do Anticristo.


Back to Top